sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Redação UFBA 2011

Tema: A importância dos sonhos na vida do ser humano.

Um sonho de presente


          A humanidade, ao longo da história, em grande parte se utilizou das próprias ações para seguir evoluindo conforme as necessidades. Cada vez mais distante do pensamento abstrato em prol da razão sobre as decisões, o ser humano segue nessa ordem tentando satisfazer cada vez mais suas vontades. Os seus sonhos.

          Quase que intrinsecamente, sonho é algo (bom) do futuro. Se sonhamos algo é porque não o estamos vivendo. Especificamente no Brasil, “o país do futuro”, o sonho de uma vida melhor é que estimula e move grande parte da população. Ora, o futuro nunca chega, pois quando acontece se torna presente. De certa forma, o sonho brasileiro é que mantém no futuro essa suposta realidade melhor. Numa análise mais irônica, pode-se afirmar que os sonhos são para quem ainda está dormindo.

          Contudo, podemos citar como exemplo a eleição de uma mulher para a presidência do Brasil. Há pouco tempo isso era um sonho para muitos brasileiros, sobretudo brasileiras. Um sonho que agora será vivido, ou seja, deixou de ser sonho e tornou-se realidade.

          Sendo assim, temos total responsabilidade sobre a concretização dos sonhos individuais e coletivos. Devemos fazer o futuro se tornar presente sem abrir mão ou adiar nossos sonhos. Quando assim o fazemos, conquistamos não apenas o futuro, mas também os sonhos e o presente.

 
ps.

9 comentários:

  1. muito bom, poderia informar a nota?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.

    Sim, passe seu email.

    ResponderExcluir
  3. também gostaria de saber a nota, se possível mande para o meu email: milenadps@hotmail.com
    valeeu !

    ResponderExcluir
  4. se puder tbm mande para o meu e-mail: birigaud@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. oxe qual é.. falaa ae a nota rapa..

    ResponderExcluir
  6. Poderia mandar a nota da redação para o meu e-mail?
    bruna_rochad@hotmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, na minha opinião.Mas Gostaria de saber a opinião da UFBA, ou seja , sua nota.Meu e-mail é sandrinha_sansan@hotmail.com.
    Desde já agradeco.

    ResponderExcluir
  8. muito bom, mas tambem gostaria de saber a nota da UFBA. meu email é monykinha.ar@hotmail.com, tem como me mandar? desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Só pra fins de estudo, tb gostaria de saber a nota. Meu email é marianna.claudino@hotmail.com

    ResponderExcluir