quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Deus sabe o que é estar lá!

          Há quase um ano fiz uma viagem que proporcionou, entre diversas e maravilhosas histórias, a combustão dos ingredientes que até aquele momento vinham temperando esse humilde e inexperiente, porém corajoso coraçãozinho. Exatamente agora estou arrumando as malas para não apenas reviver certos momentos, mas também para me aprofundar nessa missão que é a Festa de Dois de Fevereiro, em Salvador.

          Nessa celebração, o povo da cidade e o povo que não é da cidade, mas que, em minha opinião, é da cidade também por irem até lá nesse período, basicamente se reúne (em festa) no bairro do Rio Vermelho para levar oferendas para a Rainha do Mar, Iemanjá. Kaitumba, para a gente bantu. Então, se eu fosse descrever todo o encanto da Sereia nessa dádiva, teríamos aqui um livro. Livro este que é escrito em cada peito que lá respira o ar da festa.

          Particularmente, tenho certos objetivos nessa missão: agradecer, agradecer e agradecer. Principalmente pelo fato desse meu livro escrito há um ano ter sido apenas a introdução de infinitos volumes que preencherão e quem sabe até ultrapassarão, com toda a humildade, as expectativas do universo. Deus sabe o que é estar lá! Pra gente ver como é engraçado: tantos gênios da literatura espalhados pelo mundo ao longo da história e uma festa da Bahia pode nos tornar um dos grandes autores da vida. Chega a ser injusto com eles, mas não deixa de ser uma delícia para nós.



Lenço



Nunca me esqueço

Daquele branco lenço

Que não vi d´onde veio

Nem pra onde foi

Mas quando nas pernas

Um beijo deixou

Soube que ela ouvia minha voz





PS. A festa do dia dois marca, de certa forma, o início do carnaval na cidade, pois após a parte sagrada da festa, os “fiéis” prolongam a celebração nas inúmeras formas de amolengação, chafurdo, enrosco, bagaceira e a porra toda. Tem até gente que chega a molestar os carros que inocentemente tentam passar pelas ruas ainda em festa. Ê Brasil!

3 comentários:

  1. inêixs....
    como eu gosto de ler você!!!!

    saudades bróda!

    ResponderExcluir
  2. e este ano vai ser melhor ainda porque eu vou estar lá! :p

    ResponderExcluir